top of page
concerto bsp2.jpg

BIOGRAFIA

David Leão nasceu em 1979 e iniciou os seus estudos musicais aos sete anos de idade em Avanca.

 Aos 10 anos ingressou na classe de flauta transversal do professor António Ribeiro.

Prosseguiu os seus estudos na Escola Profissional Música de Espinho, onde se apresentou por diversas vezes a solo com a orquestra da escola, e posteriormente, na  Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação dos professores Jorge Correia e Olavo Barros. Durante este período foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Posteriormente concluiu o Mestrado em ensino de Música na Universidade de Aveiro, com uma tese acerca de criatividade musical como ferramenta pedagógica.

Durante a sua formação frequentou  cursos de aperfeiçoamento musical com vários flautistas de renome entre os quais se destacam: Trevor Wye, William Bennet, Sophie Cherrier e Patrick Gallois.

De citar também na sua formação, a participação no workshop de Edwin Gordon,  voltado para o ensino da música para bebés e crianças em idade pré-escolar.


Participou também em vários estágios de Orquestra como a Orquestra Interescolar do Porto e Orquestra das Escolas Particulares em 95, entre outros.

Como flautista apresentou-se com a Orquestra das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Filarmónica Portuguesa.


Paralelamente, desenvolve actividade ligada a outras linguagens musicais, bastante ecléticas mas sempre voltadas para as raízes musicais portuguesas, com paricipações em bandas como Fadomorse, Gnomon, Xícara e Aduf, e fez vários registos em discos como o de 47 de Fevereiro e Maria Monda.

 É na abordagem destas linguagens que começa, como auto-didacta, a tocar outros instrumentos, nomeadamente, a gaita-de fole.


Partilhou palco com  nomes de reconhecido mérito como José Salgueiro, José Peixoto, Ricardo Ribeiro, Maria João, Mário Laginha, Rui Ferreira, Sofia Portugal, Pedro Joia, Hugo Correia, Jorge Pardo, Carlos Benavente, Pedro Burmester, Elizabete Matos, entre outros...


É membro da Banda Sinfónica Portuguesa desde 2008, onde toca flautim. Participou, nos concursos de bandas de La Sénia e Kerkrad onde a banda obteve o 1.º prémio. Fez a estreia em Portugal, a solo com a Banda, da peça para gaita de fole “Exilieta” de Antón Alcalde.

Devido ao sucesso obtido nesta apresentação, tocou variadas vezes a mesma peça com outras bandas filarmónicas, nomeadamente a Banda de Espinho e Banda de Amares.

Fez concertos, participou em concursos e Tournées em países como Holanda, EUA, Malásia, China, México, Luxemburgo, França, Espanha, Porto Rico, entre outros.


No ano de 2020 compõe e grava e executa a música para a peça de marionetas “Leonor e o pequeno circo” para a companhia Boca de Cão e participa a tocar no filme “Pé de feijão” de Paulo D’ Alva.


Inicia em 2019 uma colaboração com o actor Ivo Prata, “Histórias Sonoras, livros com Música” onde são musicados e interpretados contos e histórias para crianças.

Neste momento prepara uma performance a Solo ”In Persona” mostrando a sua faceta de multi-instrumentista e compositor de forma mais ampla.


Como pedagogo, deu aulas Conservatório de Aveiro, Academia do Orfeão de Ovar, Academia de Música de Santa Maria da Feira, e na modalidade de música para bebés em varias creches de Aveiro e Albergaria-a-Velha.


Actualmente lecciona no Conservatório de Música de Águeda, Associação de S. Bernardo e Banda de Pinheiro.


Conta, neste momento, com uma considerável discografia, tanto pelo número de registos, como pelo seu ecletismo. 

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

960192986

©2021 por David Leão

bottom of page